Prefeitura inicia obra para conter alagamentos na avenida Homero Castelo Branco
A avenida sofreu com inúmeros alagamentos durante o período chuvoso na capital
A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), iniciou, na segunda-feira (19), uma obra de drenagem na avenida Homero Castelo Branco, na zona Leste de Teresina. O objetivo do serviço é evitar o acúmulo de água durante as chuvas.

A avenida enfrentou grandes desafios durante o período chuvoso na capital, o que resultou na necessidade frequente de reparos no asfalto, além de inúmeras denúncias de alagamentos em trechos da via. O serviço em execução irá do cruzamento da avenida Homero Castelo Branco com a rua Napoleão Lima até o cruzamento com a rua Senador Cândido Ferraz. A obra está sendo executada nas margens da via, e não deve inviabilizar o trânsito. A previsão de término é para a metade de julho.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O diretor e Asfalto da ETURB, Juca Alves, explica que a obra inclui o alargamento da sarjeta para melhorar o fluxo de água. “Vamos alargar a sarjeta para melhorar o fluxo de água. Estamos fazendo um sistema com grelha, que atua como um filtro, impedindo que materiais sólidos obstruam o sistema de drenagem, o que poderia causar entupimentos e problemas de escoamento. Além disso, a grelha também tem a função de evitar acidentes, servindo como uma superfície antiderrapante para pedestres e veículos", pontuou.
Segundo ele, o mesmo sistema foi implementado na avenida Dom Severino no ano passado e o problema foi solucionado.
O presidente da ETURB, João Duarte, explica que, além do sistema de drenagem com grelha, também será feita a substituição da canaleta. "Um sistema de drenagem adequado coleta e transporta a água das chuvas de forma eficiente, evitando o acúmulo excessivo de água em áreas urbanas. Isso ajuda a prevenir enchentes e alagamentos, minimizando danos às infraestruturas, propriedades e preservando vidas", concluiu.
Fonte: Prefeitura de Teresina