Apicultura do Piauí se destaca representando 36% das exportações

A meta é para exportar 7 mil toneladas somente este ano

Por Neyara Carvalho,

O mel produzido no Piauí ganhou destaque como o terceiro maior produto de exportação do estado, representando 36% das exportações. O produto fica atrás apenas do milho e da soja, com meta para exportar 7 mil toneladas somente este ano.

Foto: Governo do PiauíApicultura do Piauí espera exportar 7 mil toneladas de mel em 2023
Apicultura do Piauí espera exportar 7 mil toneladas de mel em 2023

A produção anual de mel gira em torno de 9 mil toneladas, com aproximadamente 4 mil toneladas sendo colhidas nos primeiros cinco meses do ano.

Em 2022, as exportações de mel geraram mais de R$ 100 milhões para a economia do estado, com quase 7 mil toneladas do produto sendo exportadas.

O Piauí conta atualmente com mais de 10 mil apicultores e 10 cooperativas apícolas ativas na Central de Cooperativas Apícolas.

Os principais mercados para o mel orgânico piauiense são a Comunidade Europeia, com destaque para Alemanha, Inglaterra e Itália. Os Estados Unidos e o Canadá também são importantes consumidores. 

Algumas cooperativas possuem o Selo de Inspeção Federal (SIF), permitindo a comercialização de produtos como apitoxina (veneno da abelha) para o mercado farmacêutico.

Além do mel, outras substâncias produzidas pelas abelhas, como pólen e própolis, estão ganhando diversificação na sua produção, contando com o apoio da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O setor de cosméticos também utiliza dos produtos apícolas do Piauí, com empresas renomadas como Natura, Boticário e Avon para suas linhas de produção.

Apesar dos números, nem todas as cooperativas possuem os selos de qualidade necessários para ampliar sua presença no mercado. A renda média dos apicultores é de cerca de dois salários mínimos.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar