Criação de empresas no Piauí tem crescimento de 13,57% no primeiro semestre

Em contrapartida, o número de empreendimentos fechados também cresceu

Por Alana Vargas,

O estado do Piauí registrou um aumento significativo na abertura de novas empresas durante o primeiro semestre de 2023. De acordo com dados da Junta Comercial do Piauí (Jucepi), foram criadas 4.302 empresas nesse período, representando um crescimento de 13,57% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 3.788 negócios. Os dados consideram apenas as empresas registradas no sistema online Gov.Pi Empresas.

Foto: ReproduçãoO principal ramo das empresas abertas é o comercio, seguido de serviços de saúde e sociais
O principal ramo das empresas abertas é o comercio, seguido de serviços de saúde e sociais

De acordo com os relatórios, o número de empresas abertas no estado foi o maior nos últimos 4 anos, superior até mesmo ao valor registrado em 2019, ano pré-pandemia. A cidade de Teresina foi responsável pela maior parte das aberturas, seguida por Parnaíba e Picos.

Foto: ReproduçãoAbertura de empresas – últimos quatro anos
Abertura de empresas – últimos quatro anos.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, ressalta que o estado vem apresentando um crescimento constante na abertura de novos empreendimentos ao longo de 2023. "Todos os meses tivemos abertura de empresas superior ao mesmo período do ano anterior, sendo março o melhor mês, com 928 empresas abertas. Outro dado positivo é o tempo de registro na Junta Comercial, que está em cerca de 30 minutos", destaca Alzenir.

Foto: ReproduçãoRanking dos municípios
Ranking dos municípios

Segundo o levantamento, 80% das empresas abertas são classificadas como microempresas, enquanto 65% possuem o tipo jurídico de sociedade empresária limitada. O setor do comércio representa a principal atividade econômica entre as novas empresas, totalizando 41,67% do total. Teresina, capital do estado, é o principal polo de atração de negócios, concentrando 44,39% das aberturas realizadas no primeiro semestre.

Fechamento de empresas também foi maior

Apesar do crescimento na abertura de empresas, também houve um aumento nos encerramentos.

No primeiro semestre deste ano, o estado registrou o fechamento de 2.250 empresas, enquanto no mesmo período do ano anterior este número foi de 1.916. 

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

Comente

Pequisar