Servidores do Samu de Teresina protestam por segurança e valorização
As mobilizações acontecem depois de dois profissionais baleados em serviço
Após os recentes episódios de violência contra servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Teresina, em que dois profissionais foram baleados durante um atendimento na zona Sul da capital, os profissionais do Samu vão realizar manifestações para reivindicar mais segurança, melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

O Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (SENATEPI) está a frente das mobilizações que irão acontecer nos dias 17 e 18 de julho em frente a Central do Samu de Teresina, a partir das 7h.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O presidente do SENATEPI, Erick Riccely, explica que os servidores do Samu de Teresina estão sendo desprezados pela atual gestão municipal, especialmente os auxiliares, técnicos em enfermagem e enfermeiros que possuem um papel de extrema importância no primeiro atendimento de urgência e emergência à população que precisa do serviço. Em 2022, os profissionais da Enfermagem ficaram de fora do reajuste linear de 10,5% concedido pela Prefeitura aos servidores públicos. Além disso, os profissionais do SAMU ainda perderam gratificações que eram pagas desde o SOS Teresina.
Erick relata que outra constante reclamação é a falta de estrutura das ambulâncias, muitas estão sucateadas, sem ar-condicionado e falta inclusive cinto de segurança.
Por fim, a insegurança vivenciada diariamente pela equipe de socorristas que estão sujeitos a atos de violência como o que aconteceu ontem (15). “Diante de tantos problemas e da falta de condições de trabalho, os servidores do Samu clamam por socorro”, finaliza Erick.
Socorristas baleados
Um motorista e uma enfermeira do Samu de Teresina foram baleados, ao socorrerem uma vítima no bairro Vamos Ver o Sol, Zona Sul da capital.
A equipe, de quatro pessoas, atendia a um chamado com vítima baleada quando criminosos se aproximaram e dispararam vários tiros para o interior da ambulância, atingindo dois profissionais.
Matérias relacionadas:
Socorristas do Samu são baleados durante atendimento à tornozelado na zona Sul
Fonte: Com informações do Samu