Atendimentos do Samu serão acompanhados por viatura da Guarda Municipal

Medida acontece depois do ataque a profissionais do Samu em atendimento

Por Bruno do Carmo,

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, reuniu-se com o chefe da Coordenadoria de Segurança do Município, Danúbio Carvalho, para tratarem sobre as novas medidas de segurança para os profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (17), onde ficou decidido que uma viatura da guarda irá acompanhar a ambulânci do Samu em atendimentos na capital.

Foto: ReproduçãoSAMU
SAMU

A medida foi tomada um dia após uma enfermeira e um condutor do Samu serem baleados durante um atendimento na noite do último sábado (15).

“Temos extrema preocupação com o bem-estar de todos os nossos profissionais, por isso, determinei que uma viatura da Guarda Civil Municipal vai ficar na sede do Samu para acompanhar os atendimentos que julgarem necessária uma segurança maior. A segurança pública não é uma atribuição da prefeitura, mas queremos contribuir da forma que pudermos para que nossos profissionais se sintam seguros para trabalharem”, disse o prefeito.

Segundo Danúbio Carvalho, a medida começa a ser posta em prática hoje mesmo. “O anseio do Dr.Pessoa é a segurança, principalmente de quem faz esse valoroso serviço do Samu. A viatura estará dando esse apoio operacional para a equipe. Ela ficará na sede com os plantonistas. São três guardas na viatura, que querem dar maior segurança para todos que fazem o Samu”, afirma.

Entenda

Uma enfermeira e um motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresina (Samu), foram baleados na rua principal do bairro Vamos Ver o Sol, na zona Sul de Teresina, no dia 15 de julho. A equipe atendia a um chamado de um homem baleado e acabou sendo vítima também.

O fato gerou protestos de profissionais do Samu e reações da sociedade e dos conselhos de enfermagem e medicina contra a falta de segurança a profissionais de saúde.

Matérias relacionadas:

Socorristas do Samu são baleados durante atendimento na zona Sul

Servidores do Samu de Teresina protestam por segurança e valorização

Fonte: Com informações da PMT

Comente

Pequisar