PMT notifica 180 locais em ação contra obstrução de calçadas
A ação pretende orientar comerciantes e moradores, mas também promete multar infratores recorrentes
A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste I, iniciou a Operação Calçada Livre, com o objetivo de oferecer melhores condições de mobilidade aos pedestres. Fiscais da SAAD, com o apoio da Guarda Municipal, percorreram algumas vias da zona Sudeste para coibir a ocupação ilegal dos passeios públicos. a ação iniciou-se nesta sexta-feira (21).

A superintendente da SAAD/Sudeste I, Vani Queiroz, enfatizou que o foco é sensibilizar a população sobre a necessidade de desobstruir as calçadas, especialmente para garantir o acesso de idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. No primeiro dia da operação, 180 estabelecimentos comerciais foram notificados por prejudicarem a livre circulação dos pedestres.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
"Vamos tentar educar os comerciantes, porém, se for preciso, nossos fiscais já foram orientados a multar aqueles que insistem em desobedecer as normas do Código de Postura do Município de Teresina", disse Vani Queiroz.
O cadeirante Valmiro Soares, morador de uma das principais vias do Grande Dirceu, destacou a importância da Operação Limpa Calçada. Ele relatou as dificuldades enfrentadas para chegar em casa devido à obstrução das calçadas por carros ou placas de propaganda. Soares expressou sua gratidão ao prefeito Dr. Pessoa pela fiscalização e expressou o desejo de que a população tenha uma consciência solidária.

"Agradeço demais ao prefeito Dr. Pessoa por estar cobrando esse tipo de fiscalização, espero agora que a população possa fazer a sua parte. Nós cadeirantes somos os que mais vínhamos sofrendo, porém agora o nosso sentimento é de felicidade", comentou Valmiro Soares.
A operação envolve o recolhimento de objetos colocados irregularmente nas calçadas, e os responsáveis estarão sujeitos a multas que variam entre R$ 202,94 e R$ 2.029,38, conforme as leis 4.522, de 07 de março de 2014 e 3.610, de 11 de janeiro de 2007. A ação busca melhorar a acessibilidade e a qualidade de vida dos pedestres na cidade.
Fonte: Com informações da PMT