Maioria dos quilombolas do Piauí vivem em terras não regularizadas
Apenas 1 em cada 4 quilombolas do Piauí reside em Território Quilombola oficialmente delimitado
Quilombolas do Piauí não vivem em territórios oficialmente demarcados. Apesar de reconhecidos como integrantes de comunidades quilombolas, a maioria dos piauienses residentes em territórios assim identificados não têm legalmente delimitadas as áreas em que residem.

Das 31.686 pessoas recenseadas como quilombolas, somente 8.411 pessoas residem efetivamente em territórios quilombolas oficialmente delimitados, o que dá cerca de 26,54% do total de residentes nessas áreas – ou seja, apenas um em quatro quilombolas recenseados no estado.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Existem, assim, 23.275 quilombolas piauienses, cerca de 73,46%, residindo em territórios quilombolas não delimitados oficialmente.
Dentro dos territórios quilombolas oficialmente delimitados, nem todos chegaram a concluir o processo de regularização fundiária com o recebimento da titulação das terras por órgão de estado.
No Piauí, apenas 1.785 pessoas residiam em territórios quilombolas com titulação das terras, ou cerca de 5,63% do total de quilombolas do estado, enquanto 29.901 pessoas residiam fora de territórios titulados, ou cerca de 94,37% da população total quilombola
No Brasil, dentre o total de 1.327.802 quilombolas recenseados, um total de 167.202 pessoas reside efetivamente em territórios quilombolas oficialmente delimitados, aproximadamente 12,59%, ou metade do indicador observado para o Piauí. Assim, no país, cerca de 87,41% do total de quilombolas residiria fora daqueles territórios, o que daria 1.160.600 pessoas.
No país, o estado com o maior indicador de quilombolas residindo nos territórios oficialmente delimitados é o Amazonas, com 45,43% daquela população. O Distrito Federal é a unidade da Federação com o menor indicador (0%), pois nenhum quilombola residia em território oficialmente delimitado.
Fonte: Portal AZ