PGE capacita assessores jurídicos para utilização da linguagem clara

A capacitação tem como objetivo manter os assessores da PGE/PI,atualizados e alinhados com as demandas digitais

Por Carlos Sousa,

Cerca de 50 assessores técnicos da Procuradoria-Geral do Estado do Piauí e das áreas setoriais participaram da primeira aula de um novo programa de capacitação que visa aprimorar a linguagem utilizada nas ações jurídicas. Durante pouco mais de duas horas, os participantes acompanharam os aspectos gramaticais em textos jurídicos. O evento, organizado pela Escola Superior da PGE/PI, busca tornar as ações mais compreensíveis, diretas e simples. O auditório da sede da PGE, localizado na zona leste de Teresina, ficou lotado para a ocasião.
 

Foto: Governo do PiauíRegularizar
Capacitação linguistica

A aula inaugural foi ministrada pela professora doutora em letras, Shirlei Marly, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Essa primeira etapa é apenas o começo do curso, que ainda terá outros quatro módulos, de acordo com Yury Queiroz, chefe da PGE Setorial da Uespi. O objetivo do programa é capacitar os assessores para a utilização da linguagem simples, também conhecida como "plain language". Em um mundo conectado, a Procuradoria-Geral do Estado reconhece a importância de adotar uma comunicação clara e direta.

O procurador Paulo Maneco, chefe-adjunto da Procuradoria Judicial e outro coordenador do curso, enfatizou que os módulos abordarão problemas cotidianos enfrentados nas ações jurídicas. A ideia é fornecer ferramentas práticas para lidar com essas situações com clareza e eficácia.
 

Foto: Governo do PiauíRegularizar
Acessores durante a capacitação

A capacitação tem como objetivo manter os assessores da PGE/PI, especialmente os da área jurídica, atualizados e alinhados com as demandas digitais. Isso é relevante à luz dos esforços do Governo em expandir os serviços online e transformar o Piauí em um estado mais digital em todas as áreas.

O procurador Jean Paulo, chefe da Escola Superior da PGE/PI, ressaltou que estão atentos às inovações e comprometidos em aprimorar a qualificação dos servidores. Ele indicou que a parte escrita ainda será abordada em três encontros subsequentes, nos quais serão tratadas as técnicas jurídicas para a elaboração de peças e defesas judiciais.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar