Detran-PI anuncia adoção de baliza eletrônica em exames para reduzir espera

O sistema de baliza eletrônica é composto por câmeras, microfones internos e sensores instalados nos veículos de exame

Por Carlos Sousa,

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) anunciou , sem data estimada, a implementação da tecnologia de baliza eletrônica nos exames práticos de direção, a fim de aprimorar a eficiência e a transparência do processo. O sistema conta com câmeras, microfones internos e sensores nos veículos utilizados nos testes, com o intuito de agilizar a realização dos exames e desafogar uma fila acumulada de mais de 10 mil avaliações necessárias para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Foto: DETRAN-PI/DivulgaçãoSistema de baliza eletrônica
Sistema de baliza eletrônica

A medida surge como resposta à crescente demanda da população por maior clareza e agilidade nos procedimentos de obtenção da CNH. O objetivo principal é eliminar a fila acumulada de exames até o início do próximo ano, beneficiando os candidatos. As discussões sobre a introdução do novo sistema têm sido conduzidas em parceria com os proprietários e representantes das autoescolas locais, tendo recebido o apoio de mais de 95% da categoria.

A composição minuciosa do sistema visa uma revisão detalhada da prova e proporcionará uma experiência tranquila aos candidatos, uma vez que não haverá a necessidade da companhia de um instrutor no veículo no momento do exame, ao mesmo tempo em que assegura maior precisão e imparcialidade nas avaliações. A modernização do processo alinha-se com as expectativas dos usuários e eleva o padrão de formação de novos condutores no Piauí.

Embora o Detran-PI não tenha especificado a data exata de implantação do novo sistema, ressaltou que as negociações estão em andamento com os responsáveis pelas autoescolas. A medida também visa abordar algumas preocupações levantadas recentemente pelos proprietários de autoescolas, incluindo o aluguel de carros pelo órgão para fins de exame, taxas de reteste e questões relacionadas à padronização dos veículos utilizados nas aulas práticas.
Em nota, o DETRAN-PI disse que o sistema deve dar continuidade a mais de 10 mil exames que estão estagnados por conta da demanda excessiva.


Confira a nota:

DETRAN-PI:

A implementação da baliza eletrônica visa proporcionar maior eficiência e transparência aos exames práticos realizados em todo o Estado. Em resposta a demanda da população por mais transparência, o Detran está investindo na tecnologia que vai colaborar para desafogar mais de 10 mil exames práticos que estão reprimidos no sistema para aquisição de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A proposta é zerar a fila de espera até o início do ano de 2024, com o objetivo de respaldar os interesses do piauiense, principalmente pela transparência no processo. O tema vem sendo amplamente discutido com os proprietários e representantes das Autoescolas do Estado, com apoio de mais de 95% da categoria, como ocorreu nesta quinta-feira (24).

Fonte: Detran-pi

Comente

Pequisar