Relatório indica 171 municípios com situação ideal para surto de Aedes Aegypti

12 cidades perderam o prazo para repassar os resultados do levantamento

Por Carlos Sousa,

O mais recente Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa/LIA) do ano de 2023, realizado no Piauí, revela que 171 municípios piauienses estão em situação propícia para infestação do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A pesquisa, que verifica a presença de larvas do mosquito em imóveis, classifica os índices de infestação em satisfatório, situação de alerta e situação de risco.

Foto: Governo do PiauíAedes Aegypti
Aedes Aegypti

Segundo os dados, 38 municípios estão em situação de alerta, enquanto 3 municípios figuram na situação de risco. Além disso, 12 cidades perderam o prazo para repassar os resultados do levantamento. Morro Cabeça no Tempo, Itaueira e Alagoinha do Piauí são os três municípios classificados como em situação de risco.

O supervisor de entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar, destaca que medidas estão sendo tomadas para reverter essa situação preocupante. Equipes da Secretaria de Estado da Saúde estão em contato com os 3 municípios em situação de risco e os 38 municípios em alerta para analisar a situação e implementar as ações necessárias.

O levantamento possibilita à Sesapi um panorama real da situação de cada município em relação ao risco de aumento de casos das arboviroses, permitindo a tomada de decisões e a implementação de medidas para enfrentar o mosquito vetor e evitar sua proliferação.

O relatório estabelece que para ser considerado índice satisfatório, nenhuma larva deve ser identificada a cada 100 imóveis visitados. Situação de alerta ocorre quando entre 1 e 3,99 larvas são encontradas em 100 locais analisados. Já o índice de risco é aplicado quando 4 ou mais larvas são identificadas em imóveis.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar