Segundo o Inmet 20 municípios piauienses estão sob alerta de vendaval
As autoridades recomendam à população que sigam série de orientações de segurança, confira
O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) emitiu nesta terça-feira (29), um alerta de vendaval para mais de 20 municípios do estado do Piauí. Segundo o Inmet, os ventos podem chegar a velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, podendo causar queda de galhos de árvores ou estruturas suspensas. O periodo de alerta se estende das 13:00h às 19:00h de hoje.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh) divulgou o alerta amarelo, que será válido para os municípios da mesorregião sudoeste. A Semarh ressalta que todos os municípios estão dentro do polígono do alerta emitido pelo Inmet.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Para garantir a segurança da população durante as rajadas de vento, a Semarh oferece algumas dicas importantes. É recomendado não se abrigar debaixo de árvores, pois há um leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é aconselhável evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em caso de emergência, a população pode obter mais informações e auxílio junto à Defesa Civil, através do telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Os municípios que estão em perigo potencial para vendaval são:
Acauã PI, Alegrete do Piauí, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caridade do Piauí, Conceição do Canindé, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo, Fronteiras, Isaías Coelho, Jacobina do Piauí, Jaicós, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos do Piauí, Paulistana, Queimada Nova, São Francisco de Assis do Piauí, São Julião e Simões
Fonte: INMET/SEMARH