Rafael fonteles participa de atividades do segundo dia de Castramóvel

O governador reafirmou compromisso com a proteção e saúde animal durante a ação

Por Carlos Sousa,

No segundo dia de atividades do Piauí Pet Castramóvel, que se iniciou ontem, terça-feira(5), o governador Rafael Fonteles destacou o compromisso de sua gestão com a defesa dos direitos e o bem-estar dos animais. O projeto, realizado pelo Governo do Piauí através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), tem como objetivo a castração de animais domésticos para conter a superpopulação e prevenir doenças.

Foto: Governo do PiauíCastramóvel
Castramóvel

As ações do Piauí Pet Castramóvel começaram no Centro de Educação Ambiental (CEA) e estão sendo realizadas das 9h às 11h e das 14h às 18h. Nesta fase inicial, o projeto atende animais de ONGs e protetores individuais que resgatam animais de rua e oferecem abrigo temporário até a adoção responsável.

 

Foto: Governo do PiauíCastramóvel

Ao longo desses dois dias de operação, a expectativa é atender até 300 animais, incluindo o cadastramento, triagem, exames laboratoriais e encaminhamento para clínicas onde a castração será realizada. Animais aptos recebem monitoramento por meio de microchip e um RG Pet, emitido gratuitamente.

O governador Rafael Fonteles enfatizou que os direitos dos animais são uma prioridade em sua gestão, destacando a importância do castramóvel não apenas para a proteção dos animais, mas também para a saúde pública e a segurança no trânsito.

Foto: Governo do PiauíCastramóvel

Além disso, o governador mencionou a construção do Hospital Veterinário de Teresina, o primeiro hospital público voltado para animais no Piauí, com inauguração prevista até o final deste ano.

O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, destacou o impacto social do projeto e reiterou o compromisso do governo com a proteção dos animais e a saúde pública. A meta é castrar até 3 mil animais em todo o estado até o final de 2024.
 

Foto: Governo do PiauíCastramóvel
Castramóvel

Isabel Moura, diretora da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), ressaltou a importância do projeto na contenção da superpopulação e seu impacto positivo na saúde dos animais, instituições e protetores que cuidam deles.

Como parte das ações de proteção aos animais, foi criado o selo "PET Amigo" através da Lei Nº 8.139, publicada no Diário Oficial do Estado. O selo visa promover o bem-estar animal e a convivência harmoniosa entre animais domésticos e seres humanos em espaços públicos ou privados, com validade de um ano, sujeita a revogação em caso de violação dos direitos dos animais. Empresas que obtiverem o selo "PET Amigo" poderão usá-lo em materiais de divulgação e documentos oficiais, desde que mencionem seu período de validade. A lei foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles e já está em vigor

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar