Agespisa envia bombas para regularizar fornecimento em São Raimundo Nonato
A distribuidora informou que outras medidas também serão tomadas para garantir a distribuição de água
A Agespisa enviou, nessa quarta-feira (6), duas bombas de alta potência para a gerência de São Raimundo Nonato, com o objetivo de regularizar o abastecimento de água na cidade. A situação havia sido prejudicada durante o apagão nacional de energia elétrica, que resultou na queima dos dois equipamentos de bombeamento. Cada bomba tem uma potência de 125 CVs, capaz de retirar até 90 mil litros de água por hora do poço.
O Ministério Público do Piauí (MPPI) havia movido uma ação ameaçando multar a distribuidora caso o abastecimento de água em São Raimundo Nonato não fosse regularizado.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Segundo a distribuidora, as bombas foram recuperadas internamente pela empresa, já que são de alta potência e fabricadas sob medida, o que demanda tempo para aquisição no mercado. Além disso, poucas empresas trabalham com esse tipo de equipamento. Para garantir o abastecimento de água na cidade, a Agespisa também autorizou a compra de duas novas bombas como reserva, caso seja necessário.
Paralelamente, a empresa adquiriu dois novos equipamentos que serão instalados no flutuante da barragem Petrônio Portella, com o objetivo de aumentar a captação de água naquele manancial. Outra ação em andamento é a realocação do flutuante da barragem para uma posição mais adequada, visando posicionar o equipamento em um ponto com maior volume de água e facilidade de operação.
Todas essas medidas têm como objetivo melhorar a oferta de água em São Raimundo Nonato, que frequentemente tem enfrentado problemas com o fornecimento de água. A equipe da Agespisa afirma que tem se esforçado para garantir o abastecimento de água na cidade, apesar das situações imprevisíveis, como o apagão e a queima das bombas, que afetaram o serviço.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí