Agespisa restabelece o abastecimento de água em São Raimundo Nonato

A equipe da Agespisa efetuou a substituição de bombas e a correção de vazamentos que teriam ocasionado os problemas a princípio

Por Carlos Sousa,

A Agência Municipal de Águas e Esgotos de São Raimundo Nonato (Agespisa) anunciou, nessa segunda-feira (11), a conclusão bem-sucedida dos trabalhos de reparo e manutenção que resultaram na retomada do abastecimento de água na cidade. Essa iniciativa envolveu a substituição de equipamentos defeituosos e a correção de vazamentos, visando restabelecer o fornecimento de água potável à população.

Foto: Agespisa/DivulgaçãoFornecimento hídrico em São Raimundo Nonato
Reestabelecimento do fornecimento hídrico em São Raimundo Nonato

Durante esse período de intervenção, a equipe da Agespisa atuou em várias frentes, enfrentando desafios que incluíram a substituição de bombas e a correção de vazamentos. Atualmente, o sistema de abastecimento está produzindo um total de 273 mil litros de água por hora, o que representa um avanço significativo na oferta de água potável para a cidade.

No setor de captação de água da Serra Branca, foram realizadas trocas em duas bombas de alta potência, especificamente nos poços dois e quatro, além da substituição de uma bomba utilizada para recalque na mesma região. Na área urbana da cidade, a equipe da Agespisa efetuou a substituição da bomba do booster da Jerusa, que atua como pressurizador de água tratada, e solucionou um vazamento em uma rede de 75 mm pertencente ao sistema adutor do Garrincho.

Leonardo Sousa, diretor de Gestão Operacional e Manutenção da Agespisa, expressou sua gratidão à equipe que trabalhou incansavelmente para cumprir o plano emergencial e garantir o restabelecimento do abastecimento de água para as famílias da região. 

Com a conclusão das intervenções emergenciais, a equipe da Agespisa em São Raimundo Nonato agora se concentra nas ações programadas que estavam previstas antes do apagão nacional de energia ocorrido em meados de agosto passado, quando dois dos quatro motores da Serra Branca foram danificados.

Entre essas ações programadas estão o reposicionamento do flutuante da captação na barragem Petrônio Portella para uma área com maior volume de água, bem como serviços de limpeza nos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Garrincho. Essa limpeza é essencial devido ao alto teor de material orgânico na água captada da barragem, que tende a entupir os filtros. A realização desses serviços está prevista para melhorar significativamente o fornecimento de água que atende todas as cidades abastecidas pelo sistema adutor.

Fonte: Agespisa

Comente

Pequisar