Secretário assina ordem de serviço para plano de Transporte Intermunicipal
O estudo visa aprimorar acessibilidade, segurança e eficiência do transporte de passageiros
O secretário de Estado dos Transportes, Jonas Moura, oficializou nesta quarta-feira (8) a autorização para o início do Plano Diretor do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Piauí. A cerimônia de assinatura da ordem de serviço ocorreu na sede da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). A responsabilidade pela elaboração do plano recai sobre o consórcio Concremat Certare Systra, que detém ampla experiência na área e investirá R$ 2,2 milhões no projeto.

O objetivo principal do estudo é aprimorar o serviço de transporte de passageiros no estado, proporcionando acessibilidade, segurança, rapidez, conforto, eficiência e uma tarifa socialmente justa para os usuários.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O Governo do Estado almeja, por meio do plano, realizar um diagnóstico abrangente dos serviços de transporte intermunicipal por ônibus existentes. Isso inclui a condução de pesquisas sobre a origem e o destino dos passageiros, entrevistas e contagens, bem como a sugestão de melhorias e alternativas. O projeto também contempla a análise e projeção da demanda, além da criação de um banco de dados contendo informações essenciais.
O secretário dos Transportes, Jonas Moura, comentou sobre a importância do levantamento: "Com esse levantamento, teremos um retrato muito próximo da realidade do Sistema de Transportes existente hoje no Piauí. Com isso, poderemos tomar as decisões necessárias, com o intuito de promover melhorias para quem opera e, principalmente, para os usuários do transporte intermunicipal."
Outra parte crucial do projeto envolve o desenvolvimento e a implementação de uma plataforma com base de dados de gestão na Secretaria dos Transportes. Essa plataforma possibilitará o monitoramento da demanda e da oferta no sistema de linhas em tempo real. Além disso, apontará os pontos que necessitam de intervenções do planejamento ou da fiscalização para sanar quaisquer deficiências, seja do ponto de vista econômico ou operacional.
O representante legal do consórcio Concremat Certare Systra, Marcus Vinícius Teixeira de Oliveira, destacou a modernidade do sistema de monitoramento: "Ofereceremos ao Estado do Piauí o que existe de mais moderno em relação ao monitoramento de sistemas de transportes de passageiros. As informações serão coletadas via satélite e com uso de inteligência artificial e poderão ser acessadas pela Setrans em tempo real. Esse mapeamento permitirá que a Secretaria promova as mudanças necessárias no sistema."
A iniciativa visa beneficiar tanto os operadores quanto os passageiros do transporte intermunicipal no estado do Piauí, garantindo uma experiência mais eficaz e segura.
Fonte: Governo do Piauí