Secretaria de Justiça promove mutirão em penitenciárias de Bom Jesus e Floriano

Quarto evento do gênero realizado pela Secretaria busca atender diversas demandas nas unidades penais do sul do Estado

Por Carlos Sousa,

A Secretaria de Justiça do Piauí está promovendo um mutirão de atendimentos nas penitenciárias da região sul do estado. Nesta segunda-feira (13), a ação ocorre na Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, seguida pela Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Floriano, na terça-feira (14).

Foto: Governo do PiauíMultirão nas penitenciárias

Profissionais especializados, incluindo enfermeiros, assistentes sociais, médicos, advogados, psicólogos, dentistas, nutricionistas e policiais penais, formam as equipes que se deslocaram para as unidades. Este é o quarto mutirão promovido pela Secretaria de Justiça, que já passou por penitenciárias em Picos, Parnaíba e Altos.

Durante os atendimentos, uma variedade de serviços será oferecida aos internos, abrangendo desde avaliações de saúde, como sinais vitais e testes rápidos de IST (HIV, hepatites e sífilis), até procedimentos odontológicos, como profilaxia e restaurações. A equipe também se dedica à escuta ativa por meio da Psicologia, administração e distribuição de medicamentos, entre outros serviços.

O Serviço Social desempenha papel crucial, realizando acolhimento para identificar necessidades e facilitando visitas virtuais. Os detentos também recebem assistência jurídica para emissão de atestados de pena, enquanto a gerência de educação prisional busca avaliar a escolaridade e o nível de profissionalização dos internos.

O mutirão reflete o compromisso da Secretaria de Justiça em abranger diversas áreas, visando melhorar as condições e oferecer suporte abrangente aos detentos nas unidades penais do estado.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar