Chega ao Brasil primeira remessa da vacina contra dengue para o SUS
O Ministério da Saúde também receberá aproximadamente 600 mil doses gratuitas da fabricante
A primeira remessa da vacina contra a dengue destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS) desembarcou no Brasil nesse sábado (20). O governo recebeu 720 mil doses do imunizante Qdenga, fornecido gratuitamente pelo laboratório japonês Takeda Pharma.
O Ministério da Saúde também receberá aproximadamente 600 mil doses gratuitas da fabricante, totalizando 1,32 milhão. Além dessas, o governo adquiriu 5,2 milhões de doses, que serão entregues gradualmente até novembro. Com uma capacidade total de 6,52 milhões de doses para este ano, cerca de 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas em 2023, considerando o esquema de duas doses, com intervalo mínimo de 90 dias entre elas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Em 2024, a vacinação será direcionada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, visto que essa faixa etária apresenta significativo número de hospitalizações por dengue. As primeiras doses estão previstas para serem aplicadas em fevereiro.
O Brasil se destaca como o primeiro país a disponibilizar a vacina contra a dengue no sistema público universal. A incorporação do imunizante pelo Ministério da Saúde ocorreu em dezembro de 2023, após aprovação ágil pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).
A vacina japonesa, aprovada pela Anvisa em março do ano passado, já estava disponível em clínicas privadas desde julho. Destinada a pessoas de 4 a 60 anos, a vacina utiliza a tecnologia de vírus atenuado, proporcionando eficácia de 80,2% contra a dengue, com proteção por 12 meses após a segunda dose.
Nos próximos dias, o Ministério da Saúde detalhará os critérios de distribuição, direcionando as doses para municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou superior a 100 mil habitantes. O desembaraço alfandegário está previsto para ser concluído ao longo da próxima semana.
Fonte: Com informações da Agência Brasil