Semarh inaugura sala de monitoramento climático nesta terça-feira
O espaço foi projetado para monitorar parâmetros ambientais por meio de tecnologias avançadas
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) inaugura, nesta terça-feira (23), às 9h, a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos. A nova sala, localizada ao lado do Centro de Educação Ambiental (CEA), visa facilitar o monitoramento e previsão de eventos climáticos no estado.
A Sala de Monitoramento, vinculada à Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh, está equipada para lidar eficazmente com os fatores climáticos. O espaço foi projetado para monitorar parâmetros ambientais por meio de tecnologias avançadas, proporcionando uma atuação proativa. A equipe técnica realiza previsões e monitora diversos parâmetros ambientais, incluindo hidrometeorológicos, queimadas, desmatamentos e urbanização.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, a Sala de Situação desempenhará um papel crucial no monitoramento da seca, controle de queimadas e outras situações climáticas. Ele destaca a capacidade da equipe técnica e a expectativa de resultados mais precisos nas questões hidrometeorológicas, reforçando o compromisso de reduzir o número de queimadas no Piauí.
A Sala de Situação será fundamental nas ações da Semarh, monitorando as condições de seca no estado e emitindo relatórios consolidados divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas, além de boletins de alerta. A coordenadora da Sala de Situação, Sara Cardoso, destaca a importância do espaço para supervisionar parâmetros meteorológicos e ambientais, beneficiando significativamente o Piauí.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí