MPPI recomenda anulação de processo seletivo no Piauí por suspeita de plágio

A Fundação Vale do São Romão teria utilizado questões de uma prova anteriormente aplicada por outra banca

Por Redação do Portal AZ,

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Marcos Parente, emitiu uma recomendação, nesta segunda-feira (22), ao prefeito de Landri Sales, Deslimon Pereira Soares, solicitando a anulação do processo seletivo nº 01/2023 e a realização de um novo certame. A ação foi motivada por denúncias de possível plágio nas questões da prova.

Foto: Reprodução/Governo de São PauloPrefeito assina acordo com Ministério Público para realização de concurso
Metade das questões para o cargo de psicopedagogia eram idênticas às de um concurso realizado no Maranhão, em 2012

O promotor Jaime Rodrigues, signatário da recomendação, explicou que a investigação surgiu a partir de uma denúncia recebida pela Promotoria, alegando que a Fundação Vale do São Romão teria utilizado questões de uma prova anteriormente aplicada pela banca Machado de Assis, em um concurso no Maranhão.

O processo seletivo de Landri Sales ocorreu em 14 de janeiro, e a apuração revelou que metade das questões para o cargo de psicopedagogia não era inédita, sendo reproduzida de um concurso realizado  em 2012.

O promotor ressaltou que o uso de questões idênticas, sem contextualização ou adaptação, pode configurar desrespeito ao princípio da isonomia e prejudica a igualdade entre os candidatos, pois alguns podem se beneficiar de conhecimento prévio das perguntas.

O MPPI recomendou à Fundação Vale do São Romão e ao município de Landri Sales a tomada de medidas para anular o processo seletivo e a designação de nova data para a realização de outras provas. Ambos foram notificados. À administração do município ainda não se pronunciou.

A banca informou que adquire questões de outras instituições, alegando que é comum o reaparecimento de perguntas em diferentes provas de seleção.

Fonte: Com informações do MPPI

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar