Governador participa de posse da primeira mulher eleita presidente da APL

Fides Angélica fez história ao tomar posse nessa quarta-feira

Por Redação do Portal AZ,

O governador Rafael Fonteles participou da posse da nova presidência da Academia Piauiense de Letras (APL) no auditório da OAB-PI nesta quarta-feira (24). A advogada Fides Angélica tornou-se a primeira mulher a liderar a APL, marcando um momento histórico para o estado.

Rafael Fonteles destacou o protagonismo feminino na APL ao longo da história, ressaltando que a Academia iniciou com mulheres de destaque, como Luiza Amélia de Queiroz e Amélia Beviláqua. O governador enfatizou o papel pioneiro do Piauí ao ter a primeira mulher advogada do Brasil, uma mulher negra e escravizada.

A cerimônia iniciou com a exibição de um documentário que resumiu os desafios enfrentados pela APL nos últimos dois anos, marcados pela pandemia da Covid-19. O então presidente Zózimo Tavares Mendes deu as boas-vindas, destacando a alegria e afeto com a posse histórica de uma mulher na presidência após quase 107 anos de fundação.

Fides Angélica assinou o livro de posse formalizando a nova diretoria. Em seu discurso breve, agradeceu a presença das autoridades, expressando profunda emoção por ser a primeira mulher a representar as mulheres acadêmicas na APL. Durante a solenidade, o secretário de Governo, Marcelo Nunes Nolêto, foi homenageado com o Diploma do Mérito Cultural Lucídio Freitas, a mais alta comenda da APL, entregue pela nova presidente, Fides Angélica.

Fonte: Com informações do Governo do Estado

Comente

Pequisar