Piauí lidera resgate de trabalhadores e lança plano contra o trabalho escravo
De acordo com o Ministério Público do Trabalho, o estado é o 5º estado em resgate de trabalhadores em condições irregulares
O Piauí se destaca mais uma vez como líder no resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão na região Nordeste. Com 159 resgates em 2023, o estado apresenta uma redução de 8,8% em relação ao ano anterior, mantendo sua posição de destaque no combate a essa prática desumana.

De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Piauí ocupa o quinto lugar no Brasil em resgates de trabalhadores em situação de trabalho análogo à escravidão. Os esforços para combater essa realidade são coordenados pelo Grupo Móvel de Fiscalização, composto por diversas instituições, incluindo o Ministério do Trabalho e Emprego e forças policiais.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Para intensificar as ações de combate ao trabalho escravo, o Governo do Estado do Piauí lançará, na primeira quinzena de março, o Plano de Erradicação e Prevenção ao Trabalho Escravo. O plano visa implementar medidas preventivas, repressivas e de políticas públicas, além de promover ações interestaduais para erradicar essa forma de exploração.
Ana Cristina Martins, coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da Superintendência de Igualdade Racial e dos Povos Originários da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), destaca a importância das redes de atendimento às vítimas de trabalho escravo, que oferecem apoio direto aos trabalhadores e suas famílias afetadas por essa violação, além de encaminhá-los para programas sociais e de qualificação profissional.
Fonte: Governo do Piauí