Joinville declara emergência devido a vazamento de ácido sulfônico
Acidente envolvendo um caminhão carregado com a substância química
Um caminhão com carregamento de ácido sulfônico tombou na estrada estadual SC-301, acesso à Serra Dona Francisca, na cidade de Joinville, em Santa Catarina, nesta segunda-feira (29),
O acidente aconteceu por volta das 7h da manhã, onde o motorista perdeu o controle do veículo e bateu contra uma ribanceira. O primeiro atendimento foi realizado pela Polícia Rodoviária Militar, que também interditou a pista.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A prefeitura de Joinville declarou situação de emergência, interrompendo a captação de água na Estação de Tratamento de Cubatão para evitar a contaminação do sistema pelo produto químico. A medida foi preventiva após o despejo da substância no Rio Seco, afluente do rio Cubatão.
Um gabinete de crise foi instaurado para evitar danos ambientais e proteger a população após o derramamento de produto químico. O Major Ruy Florêncio Teixeira Júnior, da Polícia Militar Ambiental, informa que o produto é de baixa toxicidade e está sendo controlado. Uma empresa terceirizada foi contratada para realizar a limpeza do local, garantindo a segurança da comunidade.
“Como qualquer produto químico ele tem algum grau de toxidade, mas a Polícia Militar Ambiental não identificou até o momento alguma mortandade de peixes ou animais relacionados ao vazamento”, explica o Major .
Foram recolhidas amostras do material para apuração criminal e administrativa referente à infração ambiental, de acordo com o militar.
A prefeitura de Joinville, informa em nota que o motorista do caminhão ainda não foi identificado. E acrescenta que o homem de 59 anos foi resgatado estando consciente e apenas com ferimentos leves. O motorista foi encaminhado ao Hospital Municipal São José com quadro estável, mas ainda está em observação.
Fonte: Agência Brasil