CNJ Anuncia 1º Enam como novo pré-requisito para concursos de Juiz
Candidatos terão que se submeter ao "provão" criado para fortalecer a magistratura e democratizar o acesso à carreira
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou nesta quinta-feira (1º/2) o edital do 1º Enam - Exame Nacional da Magistratura. A prova, de caráter eliminatório, ocorrerá em 14 de abril de 2024, das 13h às 18h, horário oficial de Brasília/DF. A FGV Conhecimento será a banca responsável pela execução do exame. A partir deste ano, a aprovação no Enam será requisito obrigatório para todos os candidatos em concursos para juiz.
As inscrições estarão abertas de 7 de fevereiro a 7 de março de 2024, pelo site: conhecimento.fgv.br/concursos/enam. O valor da taxa de candidatura é de R$ 120.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Os candidatos enfrentarão uma prova objetiva com 80 questões, focada no raciocínio, resolução de problemas e vocação para a magistratura. A medida, segundo o CNJ, visa fortalecer a magistratura nacional, promover uniformização de nível e democratizar o acesso à carreira, tornando-a mais diversa e representativa. A mudança se aplica à Justiça Federal, Estadual, Trabalhista e Militar.
O Exame Nacional da Magistratura é organizado pela Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, sob supervisão do CNJ, com a colaboração da Enamat - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados do Trabalho. A resolução não se aplica a concursos com editais já publicados na data de sua entrada em vigor.
Fonte: Portal AZ