Últimos dias de inscrição no Concurso Público Nacional Unificado
Mais de 1,5 milhão de candidatos têm até sexta-feira para se inscreverem em 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos federais.
O período de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está chegando ao fim, com encerramento nesta sexta-feira (9). Com a oferta de 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais, este concurso marca uma novidade: pela primeira vez, os candidatos podem concorrer a mais de um cargo em diferentes órgãos, pagando apenas uma taxa de inscrição.
Ao longo de 20 dias, mais de 1,5 milhão de candidatos escolheram uma ou mais carreiras em um dos blocos temáticos lançados em oito editais. As taxas de inscrição são de R$ 90 para vagas de ensino superior e R$ 60 para nível médio.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 90% dos pedidos de isenção das taxas de inscrição foram atendidos, beneficiando mais de 600 mil candidatos. Isenção foi concedida a pessoas integrantes do Cadastro Único (CadÚnico), bolsistas do ProUni, financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e doadores de medula óssea.
Para os candidatos que não tiveram os pedidos de isenção aceitos, ainda é possível realizar a inscrição pagando a taxa. O processo é realizado exclusivamente pelo site da Cesgranrio, banca organizadora do concurso, utilizando a conta gov.br.
Uma das inovações deste concurso é a aplicação da prova em 220 municípios brasileiros, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal, no dia 5 de maio. Antes da data da prova, os inscritos poderão verificar os dados finais da inscrição em 29 de fevereiro e conferir o local da prova em 29 de abril.
A previsão é que os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação sejam divulgados em 3 de junho, enquanto o resultado final com a classificação dos aprovados está programado para 30 de julho.
Fonte: Agência Brasil