Sob chuva, carroceiros protestam contra proibição de tração animal em Teresina
Grupo interditou a avenida em frente à Câmara Municipal em durante a manhã desta quarta-feira
Um grupo de carroceiros realizou, na manhã desta quarta-feira (21), uma manifestação na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Câmara Municipal de Teresina, em protesto contra um projeto de lei que visa proibir o uso de cavalos e burros na tração de carroças na capital.
Mesmo sob chuva, os manifestantes bloquearam a avenida Marechal Castelo Branco durante a manhã.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A polícia foi acionada e determinou a liberação de uma faixa, mantendo parte da via interditada para manifestação.
Segundo a Associação dos Carroceiros, a principal reivindicação do grupo é a retirada do projeto de lei da vereadora Thanandra Sarapatinhas.
A presidente da associação, Tina Lima, afirma que a vereadora não tem conhecimento sobre a realidade dos carroceiros, em sua maioria analfabetos e informa que a medida afetaria aproximadamente 2,2 mil famílias na capital.
Em vez da proibição, eles solicitam que a vereadora foque em oferecer cursos de capacitação para os carroceiros e fortaleça a fiscalização. "Que ela dê o curso para os carroceiros. Capacitar. Ela disse que os carroceiros maltratam, pois que então tem que ter fiscalização", afirmou Tina.
A vereadora Thanandra Sarapatinhas, autora do projeto de lei, afirma que a proposta não deixará nenhum profissional desempregado e defende que a lei visa garantir o bem-estar dos animais e promover práticas mais sustentáveis no transporte de carga na cidade.
Fonte: Portal AZ