Mais de 500 imóveis da União podem ser destinados para habitação popular

Durante o evento, foram anunciadas ainda quatro novas entregas no âmbito do Programa Imóvel da Gente

Por Redação do Portal AZ,

Mais de 500 imóveis da União, distribuídos em 200 municípios, estão sendo analisados para uma possível destinação a outros entes federativos, movimentos sociais e setor privado, visando a construção de habitações e equipamentos públicos, entre outros projetos. Além desses, que estão sob gestão da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui 3.213 imóveis não operacionais, suscetíveis de serem destinados para outros empreendimentos.

Foto: Reproduçãoo presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que institui o Programa Imóvel da Gente, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que institui o Programa Imóvel da Gente, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto

Nesta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que institui o Programa Imóvel da Gente, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. O objetivo do programa é dar uma destinação estratégica ao patrimônio público, com diálogo federativo e participação da sociedade.

O programa cria um comitê interministerial para direcionar suas ações e fóruns estaduais para uma gestão democrática dos imóveis, envolvendo a coleta de demandas locais e apoio no monitoramento do programa.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou que a destinação levará em conta a função socioambiental do patrimônio da União em benefício da população. Ela destacou que o governo está mudando a lógica do governo anterior, que se limitava à venda dos imóveis sem considerar sua utilização e muitas vezes abaixo do valor de mercado.

As prioridades do programa incluem oferta habitacional, regularização fundiária e urbanização, infraestrutura e equipamentos de políticas públicas. O Programa Imóvel da Gente abrangerá imóveis sem destinação definida, como áreas urbanas vazias, prédios e conjuntos habitacionais.

O presidente também assinou o decreto de criação do Grupo de Trabalho interministerial dos imóveis não operacionais do INSS, com o objetivo de aprimorar a gestão desse patrimônio. Dos 3.213 imóveis do órgão, 483 já foram identificados como elegíveis para o programa.

Durante o evento, foram anunciadas ainda quatro novas entregas no âmbito do Programa Imóvel da Gente, incluindo a cessão de um imóvel para construção de uma escola no município de Amargosa, na Bahia, e um acordo de cooperação para empreendimentos de múltiplos usos na área do antigo aeroporto de Vitória da Conquista, também na Bahia.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar