UFPI de Bom Jesus do Piauí adia início das aulas devido à falta de ônibus

As aulas retornaram no dia 15, mas alunos do campus Cinobelina Elvas receberam anuncio de adiamento

Por Redação do Portal AZ,

A Universidade Federal do Piauí, em Bom Jesus, adiou o início das aulas no Campus Cinobelina Elvas para os cursos de ciências biológicas, engenharia florestal, engenharia agronômica, medicina veterinária e zootecnia, devido à falta de ônibus para transporte dos alunos. O prazo previsto para início das aulas no campus é 1º de abril.

Segundo à administração, a empresa responsável pelo transporte não cumpriu os requisitos estabelecidos em licitação, enviando ônibus em estado de conservação precários.

Foto: UFPICampus da Universidade Federal do Piauí em Bom Jesus, Professora Cinobelina Elvas
Campus da Universidade Federal do Piauí em Bom Jesus, Professora Cinobelina Elvas

Um processo de pregão está aberto para sanar o problema do campus, mas o prazo pode se estender por até 90 dias até a  entrega dos veículos.

O adiamento das aulas, que deveriam ter iniciado em 15 de março, foi anunciado dois dias antes, causando surpresa e revolta entre os alunos, que agora denunciam o atraso para o início do período letivo. O prazo estipulado é de retorno no dia 1º de abril.

Foto: ReproduçãoComunicado sobre adiamento do início das aulas
Comunicado sobre adiamento do início das aulas

A empresa responsável pelo transporte não teria cumprido os requisitos estabelecidos em licitação, enviando ônibus com cinco anos de uso, em vez dos três anos exigidos.

O Campus Cinobelina Elvas é o único enfrentando o problema, pois a cidade de Bom Jesus do Piauí não dispõe de transporte coletivo, tornando os ônibus da universidade a única opção viável para os estudantes se deslocarem até o campus.

Alunos denunciam a situação alegando que, além da questão dos ônibus, há ainda outros problemas, como laboratórios com materiais defasados e mudanças frequentes no calendário acadêmico.

A Atlética de Engenharia Agronômica, um dos cursos afetados, publicou uma nota onde reforça a necessidade de celeridade na resolução do problema dos ônibus, assim como maior visibilidade e atenção por parte da reitoria.

Nota

Viemos através dessa externar e mostrar descontamento com um problema que está afetando toda comunidade acadêmica e nos prejudicando: A falta de ônibus em nosso campus.

Atualmente, o campus cinobelina Elvas é o único campus da UFPI que está sem suas aulas iníciadas. Todos os demais campis da instituição já retornaram suas atividades desde 15/03/24, no entanto não estamos vivendo essa realidade, nossas aulas estão previstas pra iniciarem dia 01 de abril (Podendo ser prorrogado pelo processo).

Solicitamos celeridade no processo para entrega dos ônibus aos alunos, uma vez que nossa comunidade depende única e exclusivamente do transporte da universidade por não haver transporte coletivo na cidade de Bom Jesus do Piauí, e melhor visibilidade da reitoria (@reitor_gildasioguedes ) em relação as nossas demandas que até então são bastante esquecidas por estarmos localizados no sul do estado, como vemos claramente com o descaso da situação descrita.

Atenciosamente, 

DIRETORIA AAAEA GRADIADORES

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar