Vigilância Sanitária do Piauí apreende anabolizantes de origem irregular
A ação resultou na interceptação de 10 volumes postais contendo os produtos
A Vigilância Sanitária do Piauí realizou uma operação de apreensão de anabolizantes comercializados de forma irregular, nesta quinta-feira (21). A ação resultou na interceptação de 10 volumes postais contendo os produtos, os quais foram identificados pelos funcionários dos Correios após passarem pelo sistema de raio X da empresa.
Os anabolizantes apreendidos são provenientes do estado de São Paulo e tinham como principais destinos os municípios de Bom Jesus, Capitão de Campos, Teresina e Timon, no Maranhão.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), Tatiana Chaves, os anabolizantes são medicamentos sujeitos a controle especial, conforme estabelecido pela Portaria do Ministério da Saúde Nº 344/98. A comercialização desses produtos em humanos só pode ocorrer mediante prescrição médica ou odontológica.
“A comercialização desses medicamentos, especificamente, é feita mediante a retenção de uma via das receitas de controle especial nas farmácias e drogarias, portanto, nenhum medicamento de controle especial pode ser comercializado pela internet”, explicou a diretora.
Todos os anabolizantes apreendidos foram listados em um Termo de Apreensão e serão inutilizados por uma empresa de resíduos licenciada pelo Governo do Estado. Essa empresa será responsável por recolher os produtos junto à Vigilância Sanitária do Piauí e posteriormente realizar a incineração dos medicamentos, garantindo a sua destinação correta e segura.
Fonte: Governo do Piauí