3 em cada 10 fiscalizações da Equatorial flagram furtos de energia

A empres realizou mais de 109 mil inspeções em 2023

Por Redação do Portal AZ,

A Equatorial Piauí intensificou  ações de combate ao furto de energia em 2023, realizando mais de 109 mil inspeções em unidades consumidoras ao longo do ano. Essas vistorias, que fazem parte das iniciativas permanentes da distribuidora, têm como objetivo coibir práticas irregulares de uso de energia, consideradas crime pelo código penal brasileiro.

Em 2023, das mais de 109 mil inspeções realizadas, 33 mil resultaram em irregularidades detectadas, o que representa cerca de 3 em cada 10 fiscalizações.

Foto: ReproduçãoFiscalização contra furto de energia elétrica
Fiscalização contra furto de energia elétrica

De acordo com Conrado Calado, Executivo de Recuperação de Energia da Equatorial Piauí, as inspeções são realizadas periodicamente, e quando são identificadas irregularidades, medidas imediatas são tomadas para regularizar a situação, visando coibir o furto de energia.

O furto de energia não só afeta o fornecimento regular de energia elétrica, mas também tem impacto no recolhimento de tributos no estado.

No ano passado, mais de 455 GWh de energia foram desviados ou furtados devido a irregularidades, o que corresponde ao consumo de três meses da cidade de Teresina. Esse cenário resultou em mais de R$ 102 milhões não arrecadados em ICMS, recursos que poderiam ser direcionados para áreas essenciais como saúde e educação.

Além dos prejuízos financeiros, o furto de energia pode causar sobrecargas na rede elétrica, aumentando a frequência de interrupções no fornecimento e até mesmo colocando em risco a segurança da população, podendo ocasionar acidentes fatais por choque elétrico.

Para denunciar suspeitas de irregularidades no fornecimento de energia, os consumidores podem utilizar os canais de atendimento da distribuidora, incluindo o site equatorialenergia.com.br, a Central de Atendimento pelo número 0800 086 0800, ou realizar denúncias presencialmente nas agências de atendimento.

Fonte: Equatorial

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