Volta a ser proibido vender álcool líquido em supermercados
A Anvisa revogou a permissão dada durante a pandemia; estoques devem ser esgotados até o fim do mês
A venda de álcool líquido 70% nos supermercados, liberada pela Anvisa como medida emergencial durante a pandemia, será proibida a partir de 30 de abril. Os estabelecimentos têm até essa data para esvaziar seus estoques, conforme Resolução nº 766, que autorizou temporariamente a comercialização do produto até 31 de dezembro de 2023.
Embora alguns pontos de venda já não disponibilizem mais o produto, a proibição visa encerrar a venda do álcool líquido, cujo acesso foi ampliado para auxiliar na redução do contágio pelo Covid-19.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) lamenta a decisão, argumentando que o álcool líquido 70% é eficaz na sanitização de ambientes e na prevenção de doenças, incluindo a Covid-19, sendo o produto de melhor custo-benefício.
Segundo o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, desde a liberação do produto pela Anvisa em 2022, os supermercados comercializaram mais de 64 milhões de unidades, sem registros significativos de acidentes.
A Abras tem buscado flexibilizar o prazo de venda junto à Anvisa desde dezembro, mas a proibição segue em vigor a partir do fim deste mês.
Fonte: Correio Braziliense