Programa Mais Médicos receberá 1,5 mil novos profissionais para atuação no SUS
Secretário de Atenção Primária à Saúde destacou ampliação do programa em entrevista ao CB.Poder
O programa Mais Médicos receberá nos próximos dias cerca de 1,5 mil novos profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), em diversos municípios do país. O programa, lançado em 2013 e retomado no ano passado, já inclui hoje 700 municípios, abrangendo 82% das cidades brasileiras.
O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, anunciou a expansão e destacou os bons resultados da iniciativa, que completou recentemente 10 anos. As informações são do Correio Braziliense.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com o secretário, foi necessário dobrar o número de médicos para atender às localidades mais necessitadas. Além dos novos profissionais, há chamadas vigentes para incluir mais médicos em localidades com as 28 mil vagas preenchidas.Na entrevista, Oliveira ressaltou que 60% dos médicos nas cidades mais vulneráveis são do programa Mais Médicos. Ele reconheceu que o programa passou por momentos de descaracterização, resultando em uma preocupante diminuição do número de participantes.
Entre os resultados positivos do programa estão o aumento na cobertura da atenção primária, a redução de óbitos evitáveis e uma economia de R$ 30 milhões em internações no SUS.
O secretário destacou a importância de garantir a presença dos médicos nos locais com maior necessidade, seja em municípios de menor porte ou nas grandes cidades e suas periferias. Além disso, mencionou que a média de permanência dos médicos em uma equipe de Saúde da Família é de 11 meses, enquanto a média histórica do Mais Médicos é de um ano e nove meses.
Fonte: Com informações do Correio Braziliense