Disparidade: Teresina concentra dez vezes mais médicos que o interior do Piauí

Levantamento do CFM revela desequilíbrio na oferta de serviços de saúde nas cidades do interior

Por Alana Vargas,

Segundo dados da pesquisa "Demografia Médica" realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a capital Teresina apresenta uma concentração significativamente maior de médicos em comparação com as cidades do interior do estado do Piauí. Enquanto a proporção de médicos na capital é de 7,3 profissionais por mil habitantes, nas cidades do interior essa média é de apenas 0,7 médicos por mil habitantes, uma discrepância de 10,4 vezes.

O número total de médicos no estado equivale a 2,4 profissionais de medicina por cada mil habitantes. 

Esse desequilíbrio na distribuição de profissionais resulta em acúmulo de pacientes na capital, que muitas vezes precisam se deslocar de suas cidades para receber atendimento adequado.

Foto: Reprodução/Twitter/Página Franquito, O curiosoMédicos per capta em comparação capital vs interior
Na comparação per capta, o Piauí possui a segunda maior discrepância do Nordeste, atrás apenas de Sergipe, que tem 21,3 vezes mais médicos na capital. No cenário nacional, o Piauí tem a quarta maior diferença.

A disparidade na distribuição de médicos não é exclusiva do Piauí, sendo uma realidade presente em diversas regiões do país. O Piauí, no entanto, figura como um dos estados do Nordeste com menos médicos no interior, perdendo apenas para o Maranhão e Sergipe. E ostenta a quarta maior discrepância entre o número de profissionais da capital e interior.

Foto: Reprodução/Twitter/Página Franquito, O curiosoGráfico comparativo da proporção de médicos na capital e interior de estados
Gráfico comparativo da proporção de médicos na capital e interior de estados

O Brasil possui atualmente 575.930 médicos ativos, com uma proporção de 2,81 médicos por mil habitantes, a maior já registrada no país até janeiro de 2024. Entretanto, a distribuição desses profissionais ainda é desigual, com 52,4% dos médicos atuando nas 27 capitais e os demais 47,6% distribuídos entre mais de 5 mil cidades do interior.

Matérias relacionadas

Teresina recebe grande número de pacientes do interior e tem sobrecarga na saúde

Fonte: Conselho Federal de Medicina - Levantamento "Demografia Médica"

Comente

Pequisar