Alepi aprova indicativo de isenção do IPVA para pessoas com deficiência

Projeto de lei proposto pela deputada Gracinha Mão Santa recebeu aprovação da Assembleia Legislativa do Piauí

Por Redação do Portal AZ,

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nessa terça-feira (23), um indicativo de Projeto de Lei que propõe alterações na lei que institui o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), visando conceder isenção para pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de down e autistas.

A deputada Gracinha Mão Santa (PP) foi a autora do indicativo de Projeto de Lei aprovado pela Alepi. Segundo a parlamentar, a proposta visa proporcionar um impacto social positivo, especialmente para famílias que têm membros autistas, tornando mais acessíveis os deslocamentos necessários para tratamentos e cuidados médicos.

Foto: senadoisenta IPVA de carros velhos
O Projeto de Lei segue para análise do Governo do estado

A redação anterior da lei não incluía explicitamente pessoas autistas, mas a nova proposta as insere nesse grupo, além de disciplinar integralmente a matéria, garantindo a isenção do IPVA para aqueles que dependem de veículos para seu transporte ou para o deslocamento de familiares com necessidades especiais.

Por se tratar de um Indicativo de Projeto de Lei, o texto segue agora para análise do Governo do Estado, que decidirá se apresenta a proposta à Alepi como um projeto de lei formal. Caso retorne à Casa legislativa, a matéria seguirá os trâmites usuais de uma nova proposição.

Além disso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepi aprovou o Projeto de Lei Ordinária do Governo 22/24, que propõe alterações na legislação que regula o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No entanto, o projeto ainda deverá passar pela Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação antes de ser votado em Plenário.

Na mesma sessão, o Plenário da Alepi aprovou a concessão de títulos de cidadania piauiense e da Medalha do Mérito a diversas personalidades, bem como reconheceu a Associação Florianense de Vaquejada como de utilidade pública, atendendo ao pedido do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT).

Fonte: Com informações da Alepi

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar