Municípios do Piauí celebram alunos premiados com intercâmbio para Coréia e EUA

Estudantes vencedores foram recebidos com festa e reconhecimento em diversas cidades do estado

Por Redação do Portal AZ,

Clima de festa se espalhou pelos municípios piauienses em homenagem aos alunos premiados no Seduckathon, campeonato de programação promovido pela Secretaria da Educação (Seduc). Cada equipe finalista da competição ganhou um intercâmbio internacional para os Estados Unidos e Coréia do Sul. Inicialmente, seriam premiadas apenas as seis melhores equipes, no entanto, de surpresa, foram contempladas também as quatro turmas que ficariam de fora. Ao todo, 50 estudantes das 10 escolas finalistas irão para o exterior.

Em Cocal dos Alves, norte do Piauí, o diretor do Ceti Augustinho Brandão, Darkson Vander, declarou que, nesta segunda-feira (29), haverá uma recepção na escola para os alunos vencedores com a presença dos familiares e de toda a comunidade escolar. "Eles são alunos que vieram da roça, os pais são agricultores e agora esses adolescentes vão estudar nos Estados Unidos. Estamos todos muito felizes", finaliza o gestor.

Foto: DivulgaçãoVencedores do Seduckathon
Vencedores do Seduckathon

Em Guaribas, uma verdadeira torcida organizada, composta por familiares, alunos e membros da comunidade, celebrou os cinco estudantes premiados na competição com uma festa que durou até as 23h. A diretora do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, Noelma Alves, expressou a satisfação da cidade com a conquista e destacou o papel do professor Eraques Folha e dos alunos na vitória.

Na cidade de Paulistana, a chegada dos vencedores foi marcada por uma grande expectativa, e a diretora do Ceti local, Flávia Marques, anunciou uma caminhada pela avenida principal da cidade para celebrar a importância do Seduckathon. A aluna Emily Damásio, do Ceti Paulistana, expressou sua felicidade e destacou o potencial do projeto em ajudar outras pessoas e gerar inovação.

"Vou para o exterior graças aos meus estudos e esforços. Com nosso projeto também vamos ajudar outras pessoas. Além disso, vamos criar proposta ainda mais inovadora para atingir mais gente", frisa a estudante.

Parnaíba, que conquistou o 1º lugar na competição, também comemorou a vitória com emoção. O diretor Fernando Lima enfatizou que o resultado foi fruto de um trabalho consistente e expressou a gratidão pelo reconhecimento. O plano agora é preparar os alunos para uma experiência internacional nos Estados Unidos após um curso intensivo de inglês.

Além desses municípios, Pio IX, Cocal dos Alves e outras localidades também se uniram à celebração, demonstrando o orgulho pela conquista dos alunos. O governador Rafael Fonteles premiou os vencedores na sexta-feira e anunciou uma ampliação do programa nos próximos anos, incluindo mais alunos no intercâmbio internacional.

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar