Partidos pedem e juiz determina suspensão de pesquisa Data AZ em Timon

Eles fazem alegações que já  estão na ficha técnica da pesquisa devidamente organizada para conhecimento de todos

Por Redação do Portal AZ,

O juiz da 19ª zona eleitoral de Timon Josemilton Silva Barros determinou, em sede de liminar, a suspensão temporária da divulgação da pesquisa feita pelo Instituto Data AZ realizada na vizinha cidade. 

Ele deferiu pedidos feitos por vários partidos, entre eles PSDB, PDC e a comissão provisória do MDB na cidade, que  alegam que a pesquisa questionada não apresenta: (1) os bairros abrangidos; (2) Demonstrativo do Resultado do Exercício do ano anterior ao da realização das eleições; (3) margem de erro indevida; (4) ausência de sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo; (5) ausência de registro no Conselho Regional de Estatística competente; (6) equívoco no plano amostral; (7) ausência do valor e origem dos recursos despendidos na pesquisa.

Foto: (José Cruz/Arquivo/Agência Brasil)Urna eletrônica será usada por eleitores domingo que vem, dia do primeiro turno

“Isto posto, DEFIRO o pedido de tutela de urgência para suspender temporariamente a divulgação da pesquisa MA-08464/2024.
Cite-se a representada para apresentar no prazo de 1 (um) dia: (a) o número de eleitoras e eleitores pesquisadas(os) em cada bairro; (b) Demonstrativo do Resultado do Exercício do ano anterior ao da realização das eleições.
Cite-se também para apresentação de defesa no prazo de 02 (dois) dias.
Após, abra-se vista ao Ministério Público Eleitoral, para emissão de parecer, no prazo de 01 (um) dia, nos termos do art. 19, Resolução TSE no 23.608/2019.
Serve a presente como mandado. Publique-se. Cumpra-se.
Timon/MA, datado e assinado eletronicamente.
JOSEMILTON SILVA BARROS
Juiz Eleitoral -19a ZE/M

A pesquisa foi realizada nas  Zonas rural e urbana de Timon – MA, com o universo total da amostra de 435 entrevistas, sendo 385 na zona urbana e 50 na zona rural.
Período de realização abrangeu entre 30/04 à 02/05 de 2024 com margem de erro de  4,7% (para mais ou menos), com nível de confiança de 95%.
A responsabilidade técnica é o Instituto de Pesquisa dataAZ, que a registrou na Justiça Eleitoral sobre o registro MA-08464/2024.

A defesa do Instituto Data AZ está refutando todas as alegações dos partidos, esperando que a Justiça Eleitoral reflua da decisão. A pesquisa será retirada do ar no Portal AZ e de suas redes sociais.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar