Polícia Federal conclui investigação sobre vazamento da prova do Enem 2023

De acordo com a investigação uma pessoa contratada para aplicar a prova em Belém-PA, teria fotografado a redação e enviando para uma amiga que é professora

Por Dominic Ferreira,

A Polícia Federal (PF) concluiu a investigação sobre o vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no ano passado. Após uma apuração detalhada, os investigadores descobriram que uma pessoa contratada para aplicar a prova em Belém, capital do Pará, fotografou a redação às 13h50 e enviou a imagem a uma amiga, que é professora, segundo a PF.

Foto: Reprodução/Google ImagensPolícia Federal
Polícia Federal

A investigação teve início no dia seguinte à aplicação da prova, em 5 de novembro de 2023, após a detecção da divulgação antecipada do conteúdo pela rede social antes da liberação oficial pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Este alerta mobilizou a Polícia Federal a investigar possíveis infrações.

A Polícia Federal, respondendo rapidamente ao alerta do INEP, identificou pelo menos oito instâncias de compartilhamentos ilegais do conteúdo das provas. Para conter qualquer possível fraude adicional, a segurança foi reforçada nos locais de aplicação dos exames no segundo dia de prova.

Em janeiro, como parte da Operação Limite Virtual, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão na cidade de Sobral, no Ceará. Esta operação visava aprofundar a investigação sobre os vazamentos e reunir provas adicionais contra os suspeitos.

A servidora identificada como responsável pela fotografia e divulgação do conteúdo sigiloso poderá enfrentar até quatro anos de prisão, além de multas, conforme a legislação vigente para divulgação de conteúdo sigiloso de processos seletivos para ingresso no ensino superior.

Além das medidas legais contra a autora do vazamento, a PF anunciou o reforço na segurança para as futuras edições do Enem. A partir de 2024, a PF implementará medidas mais rigorosas para evitar a repetição de tais incidentes, garantindo a integridade do exame.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2024 estão programadas para os dias 3 e 10 de novembro. O edital já foi publicado, e as inscrições poderão ser feitas entre 27 de maio e 7 de junho.

Fonte: Correio Braziliense

Comente

Pequisar