MPT alerta para casos de exploração sexual de crianças e adolescentes

O MPT aderiu à campanha Faça Bonito, campanha é simbolizada pela flor amarela com laranja e tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento do abuso e da exploração sexual

Por Dominic Ferreira,

É celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, neste sábado, 18 de maio . Essa data tem como objetivo chamar a atenção para os abusos que afetam meninos e meninas em todo o Brasil. O Ministério Público do Trabalho destaca a importância de prevenir o abuso e a exploração de crianças e adolescentes, inclusive para fins de trabalho.

Foto: Reprodução/DivulgaçãoCampanha "Faça Bonito"
Campanha "Faça Bonito"

No estado do Piauí, os casos de abuso e exploração contra crianças e adolescentes têm aumentado nos últimos anos. Em 2022, foram registradas 1.235 denúncias envolvendo assédio sexual, prostituição ou exploração sexual de menores, estupros, estupros de vulneráveis e favorecimento da prostituição ou exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2023, esse número subiu para 1.390, e até a primeira quinzena de maio de 2024, já foram registrados 399 casos.

A Procuradora-Chefe do MPT no Piauí, Natália Azevedo, ressalta que esses números reforçam a necessidade de combater essa prática, que é considerada uma das piores formas de trabalho infantil. Ela destaca que é preciso enfrentar essa realidade, pois o abuso e a exploração sexual deixam consequências físicas e psicológicas nas crianças e adolescentes.

Em caso de denúncias relacionadas ao abuso e exploração sexual para fins comerciais, a população pode procurar o Ministério Público do Trabalho nas sedes físicas em Teresina, Picos e Bom Jesus, ou através do site (www.prt22.mpt.mp.br) e do WhatsApp (86) 99544 7488.

Neste ano, o MPT aderiu à campanha Faça Bonito, realizada nacionalmente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A campanha é simbolizada pela flor amarela com laranja e tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Fonte: Ministério Público do Trabalho

Comente

Pequisar