Inauguração do Hub Investe Piauí acontecerá na quarta-feira (29)

O Hub disponibilizará serviço gratuito de coworking com 30 estações de trabalho, funcionando das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira

Por Dominic Ferreira,

Piauí, um novo espaço de inovação da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí). Localizado na Avenida Miguel Rosa, em frente à Estação Central do Metrô de Teresina, o hub tem como objetivo conectar o poder público com empresas e startups, desenvolvendo negócios, oferecendo soluções para serviços públicos e dinamizando o ecossistema de inovação do estado.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíO Hub Investe Piauí oferecerá suporte a negócios sem CNPJ, como os artesãos locais através do programa Made in Piauí.
O Hub Investe Piauí oferecerá suporte a negócios sem CNPJ, como os artesãos locais através do programa Made in Piauí.

O Hub Investe Piauí é um prédio de quase 800 m² distribuídos em três andares. O espaço contará com um núcleo de inovação, incubadora de empresas, cursos de tecnologia, coworking, atendimento a empresas, programas empresariais e apoio à captação de recursos públicos. Cristiano Vargas, vice-presidente de Inovação da Investe Piauí, destaca que o hub será "a casa do empreendedor", atendendo desde microempresas até produtores rurais e startups.

Entre os programas do hub, destaca-se o Clube do Investidor, que visa conectar empresários interessados em investir em startups. O acesso a recursos públicos, tanto estaduais (como da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - Fapepi) quanto federais (como da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep), será facilitado.

O Laboratório de Inovação do Piauí (Lipi) transformará desafios da administração pública estadual em problemas mensuráveis, permitindo que startups e empreendedores proponham soluções rápidas e eficazes. "É uma maneira de conectar com o Governo do Estado muito mais rápido do que tentar vender um produto a uma secretaria ou a algum órgão", explica Vargas.

O hub também abrigará núcleos de inovação de várias instituições e entidades, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "A ideia é conectar todos os atores do sistema para realmente gerar novos negócios", explica Vargas. Participarão também as comunidades de startups do Piauí (Carnaúba Valley, Cajuína Valley, Gurgueia Valley) e hubs privados (Koa e Piauí Original Hub), além de instituições do Sistema S (Sebrae, Senai e Sesi).

O Hub Investe Piauí oferecerá suporte a negócios sem CNPJ, como os artesãos locais através do programa Made in Piauí, que facilita a venda de produtos regionais. Durante a mostra de arquitetura Casa Cor, o programa permitiu que artesãos vendessem seus produtos, com os valores arrecadados sendo destinados diretamente aos profissionais.

O Hub Investe Piauí disponibilizará um serviço gratuito de coworking com 30 estações de trabalho, funcionando das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Um estúdio de podcast também estará disponível gratuitamente mediante reserva, além de um auditório para 30 pessoas onde serão ministradas aulas de tecnologia nos três turnos (manhã, tarde e noite).

A inauguração do Hub Investe Piauí promete ser um marco para o desenvolvimento econômico e tecnológico do estado, proporcionando um ambiente propício para a inovação e o crescimento de novos negócios.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar