Quais cuidados tomar com cães ao levá-los para passear na rua?

Há maneiras adequadas para proteger o pet na rua e fazer um passeio saudável

Por Redação do Portal AZ,

Passear com o cãozinho é uma ótima maneira de mantê-lo saudável. Além de distrair e ocupar a mente do animal, também é uma ótima maneira de socializar, desestressar, praticar atividade física, entre outros benefícios.

Foto: Reprodução/alexei_tm / iStockOK

Também é uma ótima opção para os cães fazerem suas necessidades fora de casa, mas sempre coletando os excrementos para não poluir o ambiente. Os cães podem sair de casa após estarem com cerca de 16 semanas de vida, pois é quando já estão protegidos e menos vulneráveis a doenças.

O passeio pode ser uma atividade ótima para o tutor também, para praticar atividades físicas e sair um pouco de casa. Mas para esse passeio acontecer, são necessários alguns cuidados básicos com a saúde dos animais e para evitar alguns riscos que podem ocorrer durante o passeio. 

Quando passear com o cachorro

O ideal é que os passeios sejam feitos em momentos que não esteja com intensa luz solar, principalmente em locais com muito asfalto para não queimar as patas do cãozinho. Com isso, escolher horários antes das 10 horas e depois das 16 horas é o recomendado.

Por quanto tempo passear?

Para responder essa pergunta é necessário levar em consideração diversos fatores, como a idade do animal, a raça e seus possíveis problemas de saúde. Cães com idade avançada podem precisar caminhar menos e em um ritmo mais leve, além de passeios curtos e com direito a hidratação.

Para animais de raças grandes que possuem muita energia, é possível fazer passeios mais do que uma vez por dia, optando pelo início e final do dia. Eles também podem gostar de correr e gastar mais energia, por isso é importante manter a atividade física em dia. 

No entanto, algumas raças possuem predisposição a complicações cardíacas, sendo ideal manter um ritmo mais leve e de menor duração. É importante que o cachorro passeie todos os dias, para obter uma distração e mudança de ambiente, trabalhando assim a saúde mental do pet.

Alimentação do pet

Assim como os humanos, os cachorros possuem indigestão, se for proposto um passeio logo após a refeição. Por isso, é importante aguardar cerca de uma hora para passear caso ele tenha se alimentado. O ideal é que ele vá de estômago mais vazio e coma após descansar do passeio.

A torção gástrica pode ocorrer se o cão praticar exercícios físicos após uma refeição, provocando a dilatação e a torção no estômago, podendo levar o cachorro a óbito se não for socorrido a tempo. 

Saúde do pet

Para os passeios, é vital que o pet já possua o esquema de vacinação completo, com pelo menos três vacinas múltiplas e uma de raiva. Caso não possua, o animal fica vulnerável a pegar doenças de outros animais, principalmente em regiões endêmicas. 

Outro ponto importante é a vermifugação. Utilizando o vermífugo mais adequado de acordo com as características do animal, como o bravecto, ela deve ser feita pelo menos duas doses até os quatro meses de vida. Com esses cuidados, o cachorro estará protegido para fazer sua caminhada.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar