Águas de Timon investe em saneamento para preservar meio ambiente
Empresa se dedica à ampliação da rede de esgoto em Timon
A concessionária Águas de Timon, que há nove anos atua no município, tem promovido significativos avanços em saneamento básico, essenciais para a preservação do meio ambiente e a melhoria da saúde e qualidade de vida da população. Atualmente, a empresa foca na ampliação da rede de esgoto, transformando a realidade de Timon para uma condição mais saudável e sustentável.
Desde 2022, a Águas de Timon tem realizado investimentos robustos na infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto, alcançando uma cobertura de 46% em esgotamento sanitário. A cidade conta agora com um sistema que inclui mais de 272 km de rede de esgoto instalada em 20 bairros, três estações de tratamento de esgoto e oito elevatórias. Este ecossistema atende à coleta, afastamento e tratamento do esgoto gerado nas residências que possuem a rede disponível.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Um dos beneficiados por esses avanços é o pescador Francisco da Chagas Ferreira. Com 42 anos de atividade no Rio Parnaíba, Francisco destaca a melhoria perceptível no rio, que agora tem mais peixes e vida animal nas margens. “Pesco aqui há 42 anos e o rio é minha paixão, minha vida. É perceptível a melhoria que teve nele nos últimos anos, tem mais peixe, tem mais animal na beira, o rio tá vivo e isso é parte do cuidado que a gente tem e que o tratamento de esgoto feito pela Águas de Timon promove”, relata.
A infraestrutura implementada pela Águas de Timon visa utilizar de forma eficiente um recurso essencial e limitado como a água, conservando os rios e florestas através do tratamento adequado de esgoto. O processo de saneamento começa com a captação da água em reservatórios, seguido pelo tratamento e distribuição aos pontos de consumo. Em seguida, o descarte é direcionado para a rede de esgoto e tratado antes de ser reintegrado ao ciclo natural.
Renee Chaveiro, diretor executivo da Águas de Timon, ressalta a importância do esgotamento sanitário para a proteção da fauna e flora da região. “Avançamos diariamente com o esgotamento sanitário e sabemos que o processo de tratar o esgoto gerado é cuidar e preservar o meio ambiente. Com esse serviço garantimos melhoria na saúde pública e protegemos o solo e os mananciais que cercam a cidade. É um trabalho que nos orgulha, nos motiva a cuidar cada vez mais dos timonenses com um saneamento básico de referência”, destaca Chaveiro.
Fonte: Águas de Timon