Chapa vencedora para reitoria da Ufpi esclarece sobre as doações da campanha
Chapa 2 da eleição para reitoria da Universidade Federal, usa seu direito de resposta para se defender
Teresina, 5 de junho de 2024
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) concluiu recentemente o processo de consulta para a escolha dos cargos de Reitora e Vice-Reitor para o período 2024-2028, marcado pela ampla participação e engajamento de todos os segmentos da comunidade acadêmica. No entanto, tem ocorrido tentativas de deslegitimar a escolha democrática baseadas em acusações infundadas sobre a prestação de contas da chapa vencedora (CHAPA 2).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Esclarecimentos sobre as Doações de Campanha
A chapa composta pela Profa. Dra. Nadir Nogueira e pelo Prof. Dr. Edmilson Moura, intitulada “Democracia, Reconstrução e Sustentabilidade”, foi acusada injustamente de receber doações de pessoas com vínculos político-partidários e institucionais, o que seria vedado pelas normas eleitorais da UFPI. No entanto, esclarecemos que todas as doações recebidas foram feitas por pessoas físicas, integrantes do grupo de apoio à Chapa 2, não havendo, portanto, utilização de verbas de partidos ou instituições.
Conforme o artigo 24 da resolução nº 192/2024 (CONSUN/UFPI), essa forma de doação é permitida, e todas as normas foram rigorosamente respeitadas. A Comissão Eleitoral constituída para realização da consulta e responsável por supervisionar o processo, emitiu um relatório final sem ressalvas às prestações de contas das chapas concorrentes, reforçando a transparência e legalidade do processo eleitoral.
Legitimidade e Transparência do Processo
O processo nº 23111.023724/2024-91, aberto à consulta pública no site da UFPI, inclui o relatório final de apuração, a prestação de contas dos recursos financeiros utilizados pelas chapas e a ata da conclusão dos trabalhos de totalização, assinada por todos os membros da comissão eleitoral. Esses documentos confirmam a Chapa 2 como a vencedora legítima, com 48,02% dos votos.
Rejeição de Deslegitimação da Consulta
Qualquer interpretação que conteste o resultado da eleição representa uma tentativa de repetir o desrespeito à vontade democrática ocorrido na eleição de 2020, quando a chapa mais votada não foi nomeada, gerando um período de insegurança nos processos internos e desafios administrativos para a instituição. No entanto, o atual cenário político é outro, com um governo nacional que tem tradição de respeito à democracia. Confiamos que os conselheiros e conselheiras da UFPI, cientes do seu papel na defesa da vontade democrática, votarão em uma lista tríplice que respeite amplamente o resultado da consulta à comunidade universitária.
Compromisso com a Excelência e a Inclusão
A comunidade acadêmica deposita grandes esperanças na nova gestão, liderada pela Profa. Dra. Nadir Nogueira e pelo Prof. Dr. Edmilson Moura, que planeja a reconstrução da UFPI focando na excelência acadêmica e em um ambiente universitário mais inclusivo e produtivo. Comprometemo-nos a trabalhar com transparência, inclusão e participação permanente da comunidade universitária.
Apelo à Responsabilidade na Divulgação de Informações
Esta nota é um apelo para que haja cuidado na divulgação de informações sem a devida apuração. Tais informações podem contribuir para a manutenção das regras democráticas ou para que elas sejam desrespeitadas por golpes autoritários. Não podemos permitir que golpes voltem a ocorrer, seja na universidade ou no Brasil.
Respeitar a vontade da comunidade universitária é fundamental para garantir a democracia e a integridade institucional da UFPI.
Prof. Dr. Emídio Matos
Coordenação de Campanha – Chapa Democracia, Reconstrução e Sustentabilidade
Fonte: Portal AZ