Ministério reconhece emergência em cidade do Piauí por estragos das chuvas

O rompimento da barragem de Ingazeira causou danos à estradas e atingiu cerca de 150 famílias

Por Redação do Portal AZ,

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em Massapê do Piauí. A cidade sofreu danos devido ao alto volume de chuvas, que culminou no rompimento da barragem de Ingazeira em 1º de abril.

Com o reconhecimento da situação de emergência, a prefeitura de Massapê do Piauí agora está apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. A portaria de reconhecimento é de 17 de junho, apesar do pedido ter sido encaminhado ainda em abril.

Foto: ReproduçãoMassapê do Piauí teve situação de emergência decretada pelo Ministério da Integração
Massapê do Piauí teve situação de emergência decretada pelo Ministério da Integração

O rompimento da barragem agravou significativamente os estragos do excesso de chuvas que vinha atingindo a cidade, afetando cerca de 150 famílias e causando danos extensivos às estruturas e estradas do município. De acordo com a prefeitura, três localidades da zona rural ficaram ilhadas após o incidente, e comunidades como Ingazeira permanecem isoladas devido à destruição de passagens molhadas e estradas, tornando-as intransitáveis.

Foto: Reprodução/Cidades na NetPassagem molhada rompida deixou a comunidade Ingazeira isolada pela falta de acesso para veículos
Passagem molhada rompida deixou a comunidade Ingazeira isolada pela falta de acesso para veículos

Os municípios que obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil. A solicitação deve ser feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as informações e os valores solicitados com base nos planos de trabalho enviados. Uma vez aprovados, os valores a serem liberados são publicados no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Com informações do MIDR

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar