PF mira em ex-diretores das Lojas Americanas em operação contra fraude
Ação envolve suspeita de fraude de R$ 25,3 bilhões e cumpre mandados no Rio de Janeiro
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) a Operação Disclosure, visando ex-diretores das Lojas Americanas. A operação cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão no Rio de Janeiro. A ação investiga uma fraude estimada em R$ 25,3 bilhões.

A investigação, que conta com a colaboração da atual diretoria da empresa, revelou crimes como manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, os ex-diretores praticaram fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, um mecanismo onde a varejista antecipa pagamentos a fornecedores por meio de empréstimos bancários.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Além disso, foram identificadas irregularidades envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), contabilizando incentivos comerciais que, na prática, nunca existiram. A Justiça Federal ordenou o sequestro de bens e valores dos ex-diretores, totalizando mais de meio bilhão de reais. Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
O nome "Disclosure" é uma referência ao termo utilizado no mercado financeiro que significa fornecer informações claras e transparentes sobre a situação de uma empresa, sublinhando a necessidade de transparência nas operações econômicas da companhia.
Fonte: Com informações do Correio Braziliense