Rafael Fonteles promove cerca de 500 servidores estaduais de diversas áreas
Servidores da Secretaria Estadual de Saúde e da Polícia Civil são os principais beneficiados
O Governador Rafael Fonteles oficializou, através de publicação no Diário Oficial na última terça-feira (02), a progressão de carreira de quase 500 servidores efetivos do quadro estadual. A medida abrange diversas categorias do serviço público, com destaque para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e a Polícia Civil.

Conforme os decretos, aproximadamente 300 servidores da Sesapi serão promovidos. Os nomes completos dos servidores promovidos podem ser consultados no link disponibilizado no Diário Oficial.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Na área da segurança pública, mais de 200 servidores receberam progressão de carreira. Entre eles, 70 delegados da Polícia Civil foram promovidos tanto por antiguidade quanto por merecimento. O superintendente de operações integradas, Matheus Zanatta, foi um dos delegados promovidos, avançando por merecimento para a 1ª classe especial.
Além dos delegados, foram promovidos agentes de polícia civil, escrivães de polícia civil e peritos de polícia civil.
De acordo com a legislação brasileira, a promoção de servidores à classe superior na mesma carreira pode ocorrer por duas modalidades distintas:
Promoção por Antiguidade: Baseada no tempo de serviço do servidor na classe e no serviço público. Cada ente federativo define o tempo mínimo exigido, geralmente entre 2 e 5 anos.
Promoção por Merecimento: Avalia o desempenho do servidor, considerando critérios como produtividade, qualidade do trabalho, iniciativa, capacidade de liderança e aperfeiçoamento profissional.
Independentemente da modalidade, alguns critérios básicos são comuns, como tempo de serviço, avaliação de desempenho, formação e desempenho em concursos.
Fonte: CCOM Piauí