Blindagem de material radioativo furtado em SP encontrada no bairro de Itaquera

Gerador ainda não foi encontrado, segundo a CNEN

Por Dominic Ferreira,

Uma parte dos objetos radioativos furtados em São Paulo foi localizada, na tarde de sábado (6) no bairro de Itaquera, zona leste da capital paulista. A blindagem de um dos geradores radioativos foi encontrada, mas o gerador em si continua desaparecido, conforme informações da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Foto: Reprodução/IPEN/Cepen/DivulgaçãoCapa

Os bombeiros realizaram medições de radioatividade no local usando um detector Geiger, mas não detectaram nenhuma taxa de radioatividade, indicando que o material radioativo não está presente na área. O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) foi acionado para averiguar o local.

O furto ocorreu na madrugada do dia 30 de junho, quando cinco recipientes, similares a baldes tampados, foram levados de uma picape Volkswagen Saveiro na Rua Félix Bernardelli, também na zona leste de São Paulo. Entre os itens furtados, quatro recipientes continham colunas de 99Mo/99mTc (Molibdênio/Tecnécio) exaurido, já utilizados e inativos. O quinto recipiente, no entanto, continha uma coluna de gerador 68Ge/68Ga (Germânio/Gálio) ativo.

A blindagem encontrada em Itaquera era de uma das colunas inativas. Na sexta-feira (5), um dos baldes furtados foi localizado em Cidade Tiradentes, na zona leste da capital, mas tanto a blindagem quanto a coluna estavam ausentes do local. A área foi liberada neste sábado após confirmação de que não estava contaminada.

Segundo a CNEN, apesar da baixa atividade radiológica da fonte furtada, a manipulação inadequada e constante pode causar danos à saúde. O material radioativo e o veículo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante no momento do furto.

A CNEN alerta a população para que, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e entre em contato imediatamente pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763, além de informar a polícia. 

A busca pelo gerador ativo continua, e as autoridades pedem a colaboração de todos para garantir a segurança da população e do meio ambiente.

Confira as matérias relacionadas:

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar