Receita Federal libera consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda

Se não houver o resgate dentro do prazo, o valor deverá ser solicitado através do Portal e-CAC

Por Redação do Portal AZ,

A partir das 10h desta quarta-feira (24), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023, abrangendo aproximadamente 54,2 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, além de restituções residuais de anos anteriores. No total, 6.091.572 contribuintes receberão R$ 8,5 bilhões.

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilReceita Federal

O lote prioriza contribuintes em situações especiais, incluindo aqueles afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Neste ano, os residentes gaúchos que regularizaram suas declarações em julho foram incluídos nas prioridades. No lote anterior, 252.738 contribuintes do estado receberam restituições, incluindo valores de exercícios anteriores.

Entre os contribuintes que receberão neste lote, 5.711.130 informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou utilizaram a declaração pré-preenchida, o que garante maior prioridade no reembolso. Outros 172.719 contribuintes não informaram a chave Pix e não se enquadram nas categorias de prioridade legal. Além disso, 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos, 54.241 residentes no Rio Grande do Sul, e 34.014 do magistério também serão contemplados.

A consulta ao lote pode ser feita através do site da Receita Federal ou pelo aplicativo para dispositivos móveis. Os pagamentos serão realizados em 31 de julho na conta ou chave Pix informada na declaração. Caso a restituição não seja depositada devido a problemas com a conta, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.

Se não houver o resgate dentro do prazo, o valor deverá ser solicitado através do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar