Construtoras piauienses adotam medidas para evitar acidentes de trabalho

Empresas associadas ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Teresina-Piauí citam ações para garantir saúde e segurança dos colaboradores

Por Carlos Sousa,

O setor da Construção Civil é um dos que mais emprega em todo Brasil e, consequentemente, também figura entre os segmentos vulneráveis a acidentes de trabalho. Dados do Ministério Público do Trabalho apontam que, em 2023, foram registrados 20.224 afastamentos previdenciários em todo Brasil por conta de acidentes de trabalho na Construção Civil. 

Foto: DivulgaçãoMedidas de segurança nos canteiros de obra


Diante deste cenário, o setor está sempre preocupado em implementar medidas preventivas eficazes para proteger a vida dos trabalhadores e garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Sergio Pontual, proprietário de uma construtora associada ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil em Teresina- Piauí (Sinduscon Teresina-Piauí), destaca as estratégias que o setor tem adotado.   
“As empresas da Construção Civil sempre observam com muito cuidado a saúde dos trabalhadores. Algumas estratégias são usadas para garantir a segurança do colaborador, uma delas é o fornecimento dos equipamentos de segurança individual. Além deles, as empresas fornecem conhecimento sobre o uso e a importância dos equipamentos, bem como exigem e fiscalizam se estão utilizados da forma adequada”, destaca.
Pontual reforça ainda que as empresas do setor se preocupam em manter o ambiente de trabalho sempre limpo e organizado, diminuindo os riscos de acidentes. “Também investimos em equipamentos de combate a incêndios, assim como criamos um manual de segurança do trabalho para orientar os empresários e colaboradores, além de adotar diversas medidas para garantir a segurança nos canteiros de obras”, explica. 
Além das medidas citadas, como o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs), as empresas da Construção Civil investem em capacitação e treinamento contínuos, realizam inspeções e manutenções, mantêm sinalização adequada nos canteiros de obras e promovem a cultura da segurança dentro das empresas. 
Para o presidente do Sinduscon Teresina-Piauí, Guilherme Fortes, a segurança nos canteiros de obras é essencial e deve ser enraizada nas empresas. “Empresas que adotam medidas preventivas não apenas cumprem suas obrigações legais, mas também demonstram respeito e cuidado com seus funcionários. Um ambiente de trabalho seguro é a base para a produtividade, a qualidade e o sucesso de qualquer projeto de construção”, finaliza.

Fonte: Ícone comunicação

Comente

Pequisar