132 cidades do Piauí podem solicitar sinal 5G a partir de segunda-feira

Liberação da faixa de 3,5 GHz abre caminho para mais de 500 municípios, mas instalação de redes depende de cada prestadora

Por Dominic Ferreira,

Mais de 130 cidades do Piauí poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação do sinal 5G, com base na faixa de 3,5 GHz, a partir desta segunda-feira (5). A liberação se aplica a um total de 506 municípios em todo o Brasil.

Foto: ReproduçãoLiberação da faixa de 3,5 GHz abre caminho para mais de 500 municípios, mas instalação de redes depende de cada prestadora.
Liberação da faixa de 3,5 GHz abre caminho para mais de 500 municípios, mas instalação de redes depende de cada prestadora.

Entre as cidades piauienenses que terão a possibilidade de requisitar a nova tecnologia estão Alagoinha do Piauí, Barreiras do Piauí, Campo Maior, Picos, e Teresina, entre outras. A lista completa inclui 132 municípios no estado.
Vale destacar que a liberação da faixa de 3,5 GHz não implica na instalação imediata das redes 5G. A implementação das estações dependerá do planejamento e cronograma de cada prestadora de serviços.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação do 5G (Gaispi) disponibilizou um painel de dados para que a população acompanhe as liberações e o status das faixas. Até o momento, 4.808 municípios, abrangendo cerca de 92% da população brasileira, têm a faixa disponível para uso de 5G standalone.
A instalação das redes nas cidades piauienenses ocorrerá conforme o planejamento individual das operadoras, que devem adaptar a infraestrutura às necessidades locais.

Fonte: Anatel

Comente

Pequisar