132 cidades do Piauí podem solicitar sinal 5G a partir de segunda-feira
Liberação da faixa de 3,5 GHz abre caminho para mais de 500 municípios, mas instalação de redes depende de cada prestadora
Mais de 130 cidades do Piauí poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação do sinal 5G, com base na faixa de 3,5 GHz, a partir desta segunda-feira (5). A liberação se aplica a um total de 506 municípios em todo o Brasil.
Entre as cidades piauienenses que terão a possibilidade de requisitar a nova tecnologia estão Alagoinha do Piauí, Barreiras do Piauí, Campo Maior, Picos, e Teresina, entre outras. A lista completa inclui 132 municípios no estado.
Vale destacar que a liberação da faixa de 3,5 GHz não implica na instalação imediata das redes 5G. A implementação das estações dependerá do planejamento e cronograma de cada prestadora de serviços.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação do 5G (Gaispi) disponibilizou um painel de dados para que a população acompanhe as liberações e o status das faixas. Até o momento, 4.808 municípios, abrangendo cerca de 92% da população brasileira, têm a faixa disponível para uso de 5G standalone.
A instalação das redes nas cidades piauienenses ocorrerá conforme o planejamento individual das operadoras, que devem adaptar a infraestrutura às necessidades locais.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Anatel