IBGE:Piauí registra crescimento no número de crianças com certidão de nascimento
Estado atinge 98,91% de registro de nascimento de crianças até 5 anos, destacando-se entre os maiores crescimentos do Brasil
O Piauí alcançou um importante avanço no registro de nascimento de crianças até 5 anos de idade, conforme revelado pelo Censo Demográfico 2022, divulgado nesta quinta-feira (08) pelo IBGE. O estado registrou um índice de 98,91%, um aumento de 0,56 ponto percentual em comparação ao Censo de 2010, quando o índice era de 98,32%. Esse crescimento coloca o Piauí entre os seis estados com maior evolução nesse indicador no país.
Esse avanço é fundamental, pois o registro de nascimento é a base para o exercício da cidadania e acesso a direitos fundamentais, como saúde, educação e programas sociais. A certidão de nascimento é também um pré-requisito para a obtenção de outros documentos importantes, como a Carteira de Identificação Nacional (CIN).
Apesar dos bons números, o Piauí ainda apresenta desafios. Enquanto 12 municípios do estado atingiram 100% de cobertura de registro de nascimento, outros 63 apresentaram uma queda no indicador, destacando-se Olho D’água do Piauí e Santo Antônio dos Milagres, que tiveram as maiores reduções no período de 2010 a 2022.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
No contexto nacional, o Brasil registrou 99,32% de crianças com até 5 anos de idade com certidão de nascimento em 2022, um crescimento em relação aos 99,06% registrados em 2010. O Piauí, embora tenha mostrado progresso, ainda figura entre os estados do Nordeste com os menores índices, superando apenas o Maranhão.
A disparidade no registro por faixa etária também foi observada, com o índice de registro de crianças menores de 1 ano no Piauí sendo de 95,99%, inferior ao de crianças de 2 a 5 anos, que chegou a 99,55%.
Fonte: IBGE