Destroços do avião da Voepass chegam à sede da empresa em Ribeirão Preto

Retirada dos restos da aeronave em Vinhedo é concluída; FAB avança em investigação de acidente que vitimou 62 pessoas

Por Dominic Ferreira,


Os destroços do avião da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP) no dia 9 de agosto, já estão na sede da empresa em Ribeirão Preto, São Paulo. A retirada dos restos da aeronave do local da tragédia foi concluída no último fim de semana, marcando um importante passo no processo de investigação e de resolução das consequências do acidente que tirou a vida de 62 pessoas, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes.

Foto: Reprodução/Secretaria de Segurança de São Paulo/DivulgaçãoDestroços do avião da Voepass
 FAB avança em investigação de acidente que vitimou 62 pessoas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) continua seus trabalhos para esclarecer as causas do acidente. Em São Paulo, os motores da aeronave estão sendo analisados nas instalações da Aeronáutica, enquanto em Brasília, peritos trabalham na decodificação e análise das informações contidas nas duas caixas-pretas do avião.
Na semana passada, a FAB confirmou a extração bem-sucedida dos dados dos gravadores de voz da cabine e dos dados de voo. Agora, as equipes estão concentradas no estudo detalhado dos diálogos entre a tripulação e o controle do espaço aéreo, além da verificação de possíveis alarmes sonoros que possam ter sido acionados antes do acidente. A expectativa é que um relatório preliminar sobre as causas do acidente seja apresentado em cerca de 20 dias.
Além dos destroços, a Voepass informou que as bagagens dos passageiros foram recolhidas e estão passando por um processo de limpeza e separação. No entanto, outros pertences pessoais ainda estão sendo retirados da área do acidente. 
A empresa também assumiu a responsabilidade pelos prejuízos causados ao morador da casa atingida pela aeronave durante a queda. Paralelamente, defensorias públicas e ministérios públicos de São Paulo e Paraná estão atuando para garantir que as famílias das vítimas recebam as devidas indenizações e tenham acesso ao seguro obrigatório.
Está agendada uma nova reunião, para esta terça-feira (20),  entre representantes da Voepass, a seguradora e os órgãos de defesa dos direitos das vítimas para discutir os detalhes das indenizações e outras medidas de apoio às famílias. 
O acidente com a aeronave da Voepass, uma das maiores tragédias aéreas recentes no Brasil, continua sendo um tema de grande repercussão e mobiliza esforços de diversas frentes para a obtenção de respostas e a reparação dos danos causados às vítimas e seus familiares.

Fonte: Agência Brasil

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar